Harry Potter: Os Livros



          Harry Potter, série constituída por 7 livros, mundialmente famosa, a série Harry Potter vendeu cerca de 600 milhões de exemplares, em mais de 67 idiomas.



          Em 1990, J. K. Rowling estava num trem indo de Manchester para Londres quando a ideia para Harry simplesmente "apareceu" em sua cabeça. Rowling conta sobre a experiência na internet: "Tenho escrito continuamente desde os seis anos, mas nunca estive tão excitada com uma ideia antes. Eu simplesmente sentei e pensei, por quatro horas (o trem estava atrasado), e todos os detalhes  borbulharam em meu cérebro e este garoto de óculos e cabelos pretos que não sabia que era bruxo tornou-se mais e mais real para mim." Naquela noite, a autora começou a escrever seu primeiro romance, Harry Potter e a Pedra Filosofal, e um plano que incluía os enredos de cada fase da história, além de muita informação biográfica e histórica sobre seus personagens e sobre seus personagens e este universo fantástico.
          Nos seis anos seguintes, que incluíram o nascimento de sua primeira filha, o divórcio de seu primeiro marido e uma mudança para Portugal, Rowling continuou a escrever A Pedra Filosofal.
          Quando finalmente terminou o volume, em 1996, ela enviou-o a um agente literário e, depois oito editoras terem rejeitado o manuscrito, a Bloomsbory ofereceu a Rowling £3 mil adiantadas, e Pedra Filosofal foi publicado no ano seguinte.
           Apesar de Rowling declarar que não tinha nenhuma faixa etária específica quando começou a escrever os livros de Harry Potter, suas editoras inicialmente direcionaram-nos a crianças com idade entre nove e onze anos. Às vésperas da publicação, as editoras pediram a Joanne Rowling que adotasse um pseudônimo mais neutro em relação ao gênero, temendo que os meninos não se interessassem por um livro escrito por uma mulher. Depois disso passou a usar J. K. Rowling.
           Após quase uma década depois da publicação do primeiro livro, Harry Potter alcançou muito sucesso em parte por causa de críticas positivas, estratégias de marketing de suas editoras, mas também pela propaganda boca-a-boca entre muitos leitores. As editoras de Rowling estiveram aptas a aumentar este fervor pelo lançamento rápido e sucessivo dos três primeiros livros, o que fez com que nem a excitação nem o interesse da audiência de Rowling caíssem. No decorrer do tempo, a popularidade da série fez com que, em muitos países, cada livro tivesse duas edições, assim como os audio-books, com texto ou áudios idênticos ao livro original, mas com capas diferentes, uma delas direcionada a crianças e a outra, a adultos.
"Tinha medo de olhar na internet sobre a série [...], até que um dia digitei Harry Potter no Google e fiquei impressionada com a criatividade de milhares de fãs fizeram[...]. Devo admitir que fizeram um ótimo trabalho." diz a escritora.
            O livro da série que mais vendeu foi Harry Potter e a Pedra Filosofal com cerca de 120 milhões de cópias comercializadas. Os livros são publicados pela Editora Rocco no Brasil e pela Editorial Presença em Portugal.
          Cada livro registra um ano de vida de Harry em Hogwarts, onde ele aprende a usar e controlar a magia. Harry também aprende a ultrapassar muitos obstáculos mágicos, sociais e emocionais que enfrenta em sua adolescência e na segunda tentativa de ascensão de Voldemort ao poder.
         Os livros de Rowling se passam nos anos 1990, na Inglaterra "trouxa" moderna, com carros, telefones e videogames. Os problemas no mundo mágico são sólidos e reais como os do nosso mundo: preconceito, depressão, ódio, sacrifício, pobreza, morte. "Harry vai para seu mundo mágico, e este é melhor que o mundo que ele deixou? Só porque ele encontra pessoas melhores", explica Rowling.
          Nos livros nota-se a influência da Astronomia, História, Geografia e idiomas (principalmente o Latim), frequentemente visto nos cuidadosos nomes, lugares e feitiços no mundo bruxo. Rowling geralmente cria nomes que contém grande significado.
           Cada livro é constituído num estilo de aventura misteriosa, conduzindo a uma mudança repentina que muitas vezes reverte o que os personagens acreditavam. As histórias são contadas por um narrador em terceira pessoa com consciência limitada, com pouquíssimas exceções: o leitor descobre os segredos da história quando Harry o faz. Os pensamentos e planos de outros personagens, mesmo os centrais com Rony e Hermione, são mantidos escondidos até serem revelados a Harry.


Quer saber mais? Veja:


Nenhum comentário:

Postar um comentário